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Como cadastrar um Produto no PDV?

Última modificação: 29 de novembro de 2024
Tempo estimado de leitura: 5 min

Neste tutorial, você aprenderá a cadastrar um produto no sistema Datacaixa PDV.

Antes de começar, crie um Grupo para vincular ao produto que você irá cadastrar a seguir, caso ainda não tenha feito isso.

1- Acesse o Menu Gerencial > Produtos.

Menu Gerencial
Produtos

2- Clique em Novo.

Cadastrar novo produto

Informações Básicas

3- Preencha o Código e Código de Barras do produto, se necessário. Em seguida, marque as opções de exibição conforme a sua preferência.

O campo Código é referente ao código interno de identificação do produto no sistema. Quando os códigos internos estão organizados em uma sequência correta, como 0001, 0002, 0003, o sistema preenche automaticamente esse campo ao cadastrar um novo produto. No entanto, se houver descontinuidade na sequência, como ao pular do 0001 para o 0003, será necessário inserir o código manualmente. Já o campo Código de Barras poderá ser preenchido para facilitar o lançamento automático do item no momento da venda.


Opções:

  • Ativo – Indica que você utiliza este produto para compras, controle de estoque e vendas. Quando desmarcado, o produto deixa de ser controlado no sistema.
  • Exibir na Tela de Venda – Sinaliza que o produto aparecerá na tela, sendo útil para itens com alta rotatividade que você deseja visualizar facilmente. Se desmarcado, o produto ainda pode ser vendido, mas será necessário consultá-lo na lista de produtos ou por meio do código de barras.
  • Exibir no Cardápio Digital – Indica se o produto será exibido no Cardápio Digital, permitindo a venda do item através dessa plataforma.

4- Se desejar, insira uma Imagem para este produto. Em seguida, preencha a Descrição e selecione o Grupo deste item.

A imagem precisa ter as dimensões e o formato adequados (48×48, bmp). Para o ajuste correto, veja aqui como inserir uma Imagem em um produto.

5– Marque os parâmetros do produto conforme a sua preferência.

  • Exibir no Mobile – Quando esta opção é marcada, o produto fica visível na Comanda Mobile, e o garçom poderá lançar o item nas Mesas e Comandas pelo aplicativo.
  • Solicitar Quantidade – Ao ativar essa opção, uma tela aparecerá sempre que o produto for selecionado, permitindo que você informe a quantidade exata do item que deseja adicionar à venda.
  • Solicitar Complementos – Quando habilitada, uma tela será aberta durante o processo de venda para que você possa adicionar complementos ao produto. Para mais detalhes, confira aqui como trabalhar com Complementos.
  • Item Complemento: Esta opção identifica o produto como um complemento de outro item principal. Ao marcar essa opção, você indica que este produto é considerado um acompanhamento ou ingrediente, por exemplo.

6- Preencha as informações de Estoque e Unidade. Se preferir não controlar o estoque deste produto, mantenha as informações em branco e desmarque a opção Controlar Estoque.

  • Estoque Mínimo – Indica a quantidade mínima que você deseja manter em estoque. Quando o produto atinge essa quantidade, o sistema alerta para reposição.
  • Estoque Máximo – Indica a quantidade máxima que você deseja manter em estoque para prevenir excessos de mercadorias.
  • Estoque Atual – Define a quantidade atual do produto que você tem no estoque.
  • Unidade – Define a unidade de medida para o produto, como UNID (unidade), KG (quilogramas), CX (caixa), entre outros.
  • Controlar Estoque – Indica se o produto terá o estoque controlado. Se desmarcado, o controle para este produto não será realizado.
  • Controlar Lote/Validade – Esta opção permite que você gerencie o controle de lote e data de validade do produto. Confira aqui como trabalhar com Controle de Lote/Validade.

7- Defina o Preço de Custo, Margem e o Preço de Venda do produto.

Caso necessário, você também poderá incluir Variações de Preço em um produto. Veja aqui como trabalhar com Atacado e Varejo.
  • Preço de Custo – É o valor que você pagou para comprar este produto.
  • Margem (%) – É a porcentagem que você adiciona ao preço de custo para determinar seu lucro.
  • Preço de Venda – É o valor que você deseja cobrar ao vender o produto.

    Exemplo – Se você comprar um item por R$ 1,00 e vender por R$ 5,00, você obtém R$ 4,00 de lucro, o que corresponde a 400% de margem em relação ao preço de custo.

No Datacaixa PDV, você pode cadastrar diferentes tipos de produtos e ajustá-los conforme as necessidades do seu segmento. O sistema permite personalizar diversos aspectos, como variações de preço, combos ou kits, ingredientes e complementos. Essas opções ajudam a adaptar o cadastro de acordo com o tipo de operação, seja para permitir preços diferentes para versões de um mesmo produto, configurar pacotes promocionais, listar os ingredientes ou oferecer complementos e adicionais ao cliente.

Informações Fiscais

Sugerimos que você consulte a nota fiscal do fornecedor para verificar as informações fiscais do produto, incluindo o NCM. Além disso, é importante que um responsável pelas informações contábeis, como um escritório de contabilidade, confirme o correto preenchimento dos dados.

8- Clique em Informações Fiscais. Caso necessário, atualize o NCM, CEST, CFOP e CSOSN, depois clique em Gravar.

Tudo pronto! Você cadastrou o produto no sistema com as informações básicas e fiscais. Agora, você aprenderá a adicionar informações extras ao cadastro e configurar detalhes específicos do produto para exibição no Cardápio Digital.

Informações Adicionais

As informações adicionais são úteis para aprimorar os detalhes do item, isso contribui para uma melhor identificação e apresentação do produto.

9- Clique em Informações Adicionais > Alterar. Em seguida, Insira as informações do produto de acordo com suas preferências.

  • Localização Estoque – Indica o lugar onde o produto está armazenado ou disponibilizado. Isso facilita a localização do item no estoque.
  • Descrição Detalhada – Permite inserir uma descrição mais completa do produto, como características, ingredientes, ou outra informação relevante que ajude o cliente a entender melhor o item.
  • Observação – Permite fornecer instruções específicas do produto, ressaltar características importantes ou destacar pontos que possam ser relevantes.

10- Clique na aba Comissão. Em seguida, defina as informações de comissão do produto de acordo com suas preferências.

  • Cobrar Taxa de Serviço/Acréscimo – Esta opção indica se o sistema aplicará a taxa de serviço ao produto. Se marcada, o sistema incluirá essa taxa nas vendas.
  • Comissão – Permite inserir a porcentagem de comissão do produto. Com isso, é possível definir o percentual que será pago de comissão ao vendedor para cada venda realizada desse item. Para mais detalhes, veja aqui como trabalhar com Comissão de Vendas.

11- Clique em Balança de Peso.

  • Tipo da Etiqueta (Balança) – A opção indica qual cálculo o sistema fará ao ler a etiqueta pesável deste produto.
  • Validade Dias – Esta informação é utilizada para a carga da balança. Indica a validade do produto em dias, útil para produtos perecíveis que requerem controle de validade.

12- Clique na aba Etiqueta de Gôndola.

  • As Etiquetas de Gôndola ajudam os clientes a identificar os produtos e têm a função de exibir o preço dos itens por unidade de medida (ex.: preço por quilo, litro, metro, etc.), atendendo à legislação vigente sobre transparência nas relações de consumo.
  • Essa prática é obrigatória em muitos casos para facilitar a comparação de preços entre produtos similares. Confira aqui como configurar Etiquetas de Gôndola com Preço por Unidade de Medida.

13- Clique em Outros. Em seguida, defina os campos em destaque de acordo com suas preferências.

  • Código de Integração (iFood etc.) – Este código serve para que o produto no PDV fique corretamente integrado aos aplicativos, como o iFood. Com o Código Integração definido, o sistema reconhece o item e o importa corretamente quando um pedido é feito pelo aplicativo. Confira aqui, como integrar o iFood no PDV.
  • Tempo Mesa – Essa função define, em minutos, o tempo de ocupação de uma mesa para o consumo de determinado produto. Por exemplo, se um item tiver um tempo estimado de consumo de 60minutos, o sistema registrará esse tempo. Quando a mesa atingir o limite de 60 minutos, ela será sinalizada para alertar a equipe de que o tempo foi alcançado.
  • Ordenação na Tela – Permite definir a posição em que o produto aparecerá. Ao preencher esse campo, você facilita a busca e visualização dos produtos.

Cardápio Digital

Na aba Cardápio Digital, você controla a disponibilidade do produto e gerência as imagens.

14- Clique em Disponibilidade para Venda, defina se este produto estará Sempre disponível, Nunca disponível ou disponível Conforme Estoque Mínimo no Cardápio Digital.

Para definir a disponibilidade conforme o estoque, é necessário que o item esteja com o Estoque Mínimo definido. Além disso, no cadastro do produto devem estar habilitadas as seguintes opções: Ativo, Exibir no Cardápio e Controlar Estoque.
  • Sempre disponível – Se selecionada, o produto estará sempre visível e disponível para venda aos clientes na plataforma.
  • Nunca disponível – Esta opção oculta o produto do cardápio digital, tornando-o indisponível para venda.
  • Disponível conforme o estoque – Esta opção define que o produto só será exibido para venda se houver estoque mínimo disponível.

15- Clique em Adicionar Imagem, selecione a foto do produto e clique em Abrir. E, após definir todas as opções necessárias, clique em Gravar.

Em Adicionar Imagem, você poderá selecionar a foto do produto que deseja exibir no Cardápio Digital. Recomendamos utilizar uma imagem no tamanho de 800 x 600 pixels para garantir uma boa apresentação no cardápio.

16- Logo após definir todas as opções necessárias, clique em Gravar.

Pronto! Você cadastrou por completo o produto.

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