Pular para o conteúdo
Sequestro de Dados

Sequestro de dados bate recorde no Brasil

O Brasil registrou uma alta de 25% no número de ataques de ransomware em 2021 em relação a 2020. Nesse tipo de golpe, cibercriminosos criptografam dados de usuários, como por exemplo os documentos e fotos no seu computador ou ainda o banco de dados do sistema da sua empresa, exigindo o pagamento de um resgate para o envio de uma senha que libera os arquivos sequestrados.

Como se proteger desses ataques?

1- Cuidado com software malicioso ou pirata.

Sempre adquira software de uma fonte legítima, se estiver fazendo um download da internet verifique se o site contém certificado de segurança, ou seja, se começa com https e contém um símbolo de cadeado no início do link. Muito cuidado também com softwares piratas e que na maioria das vezes são vendidos a preços mais baixos ou ainda distribuídos gratuitamente. Lembre-se, o barato sai caro! E esses softwares piratas podem ainda estar roubando seus dados enquanto você os utiliza.

2- Cuidado com links de e-mails.

Evite clicar em links que chegam por e-mail sem que você conheça o remetente ou que não tenha solicitado. Em muitos casos os e-mails chegam como sendo de fontes confiáveis, mas fique atento ao endereço de e-mail do remetente e muito cuidado ao fornecer senhas através de link por e-mail. Caso tenha recebido por exemplo um e-mail com uma solicitação do seu banco para alterar a senha, não clique! Acesse o site do banco digitando o endereço direto no navegador, faça o login pelo navegador e verifique se a solicitação é verdadeira.

3- Faça backup de seus dados em outro local ou na nuvem.

Em caso de um sequestro de dados, o backup pode ser a sua única salvação. Realize o backup periodicamente em uma fonte confiável, como um HD externo ou na nuvem utilizando serviços de armazenamento de dados online. Caso utilize o sistema Datacaixa não esqueça de configurar o Backup Nuvem, para que seus dados fiquem armazenados em um local seguro e possa recuperá-los caso precisar.

4- Utilize a tecnologia a seu favor.

Utilize sempre um software Antivírus como o Avast por exemplo, para proteger você de vírus e desses ataques de ransomware. Mantenha também seu Antivírus e todos os softwares sempre atualizados. Muitas atualizações incluem melhorias de segurança que ajudam a dificultar o ataque de criminosos.

Exemplos reais de ataques de ransonware:

Fonte: Avast.

author avatar
Datacaixa
Abrir chat
1
Fale Conosco
Atendimento Online
Olá! Como podemos te ajudar?