Quando é ativada a emissão fiscal em contingência, significa que está realizando a emissão de documentos fiscais de forma alternativa, geralmente devido a problemas técnicos ou de comunicação com o ambiente da Receita. Isso garante que você possa continuar operando mesmo em situações adversas.
Como ativar a emissão fiscal em contingência?
1- Para ativar a contingência, quando estiver realizando uma venda fiscal, antes de clicar em Cupom habilite o parâmetro Ativar Contingência Offline.

2- Informe em Justificativa o motivo de ativar a contingência e clique em Ativar. Como exemplo para Justificativa pode colocar Problemas com a conexão da internet, ou Problemas com os servidores da SEFAZ.

3- Com o parâmetro habilitado, clique em Cupom para a emissão fiscal em contingência.

Pronto! A emissão em contingência foi realizada com sucesso.

4- Como na emissão em contingência a nota fiscal não é enviada para SEFAZ devido ao motivo informado em Justificativa, para as vendas realizadas pode clicar em Sim, se desejar a impressão de uma segunda via para o estabelecimento, ou Não se não precisar desta segunda via.

Como fazer o envio das vendas emitidas em contingência?
5- Feche o Sistema Datacaixa PDV.

6- Clique em Sim para fechar o Sistema.

7- Ao fechar o Sistema terá a informação das notas pendentes para envio, clique em Enviar para realizar o envio destas notas para SEFAZ.

Pronto! Você enviou as notas pendentes para SEFAZ.
Como desativar a emissão fiscal em contingência?
8- Para desativar a contingência, quando estiver realizando uma venda fiscal, antes de clicar em Cupom desabilite o parâmetro Ativar Contingência Offline.

9- Com o parâmetro desabilitado, clique em Cupom para a emissão fiscal.

Pronto! A emissão fiscal foi realizada com sucesso.
