A Rejeição 391 ocorre quando uma Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é emitida com forma de pagamento PIX ou cartão, mas não são informados os dados do grupo <card>
, que detalha a transação com o meio de pagamento eletrônico.
A Nota Técnica 2025.001 da SEFAZ, em vigor a partir de 01/09/2025, tornou obrigatório o preenchimento do grupo <card>
também para pagamentos via PIX. Antes, a exigência era facultativa e variava conforme a UF. Agora, a regra vale em todo o país. Isso significa que, ao utilizar o PIX (Código 17) em uma versão desatualizada do sistema, a NFC-e será rejeitada por falta das informações exigidas.

Como resolver?
O Sistema Datacaixa PDV já está preparado para a nova regra de validação. Na prática, existem duas formas de resolver a Rejeição 391:
1- Atualizar o Datacaixa PDV para a versão 2025.08.20 ou superior.
A atualização aplica a nova regra exigida pela SEFAZ e permite o uso do Código 17 – Pagamento Instantâneo (PIX), sem gerar rejeição.
🔗Confira aqui como atualizar a versão do Sistema Datacaixa PDV.
2- Caso não possa atualizar a versão, uma alternativa é habilitar o Código 20 – Pagamento Instantâneo (PIX) Estático que permitirá a emissão da NFC-e, sem exigência de dados adicionais. Para realizar esse processo, siga os passos abaixo.
1- Acesse Menu Gerencial > Formas de Pagamento.


2- Acesse a aba Pesquisa.

3- Selecione a opção 17 – PAGAMENTO INSTANTÂNEO (PIX), depois clique em Alterar.

Iremos desabilitar o PIX (código 17) para evitar que ele seja selecionado indevidamente durante a finalização da venda. Em seguida, será habilitado o PIX Estático (código 20).
4- Desmarque as opções Ativo e Exibir no PDV > Gravar.

5- Acesse novamente a aba Pesquisa.

6- Em Ativo, selecione a opção Todos para visualizar todas as Formas de Pagamento disponíveis.

7- Selecione a opção 20 – PAGAMENTO INSTANTÂNEO (PIX) ESTÁTICO, depois clique em Alterar.

8- Marque as opções Ativo e Exibir no PDV, depois clique em Gravar.

Pronto! Agora, ao finalizar a venda será exibido a opção PAGAMENTO INSTANTÂNEO (PIX) ESTÁTICO, que permite gerar a NFC-e sem rejeições.

Mesmo que a NCF-e tenha sido autorizada após o ajuste, recomendamos atualizar o Sistema Datacaixa para garantir que todos os recursos e correções permaneçam em dia. 🔗Em caso de dúvidas, entre em contato aqui com a nossa equipe de Suporte Técnico.