Neste tutorial, vamos criar uma Ordem de Serviço, um recurso do Sistema Datacaixa Gestão que oferece diversas vantagens para o seu negócio. Além de organizar as etapas do seu trabalho, esse recurso eleva o profissionalismo e fortalece a confiança dos seus clientes ao visualizar a Ordem de Serviço de forma mais padronizada.
Criação da Ordem de Serviço
1- No sistema Datacaixa Gestão, clique no menu Vendas > Ordens de Serviço.

2- Clique em Novo para criar uma nova Ordem de Serviço.

3- Se necessário, você poderá selecionar a Validade do Orçamento, para que o cliente saiba até quando o orçamento é válido. Você também poderá definir o Prazo de Entrega, caso já tiver combinado com o cliente.

4- No campo Cliente, selecione o cadastro desejado. Se ainda não cadastrou, clique no botão ao lado para abrir a tela de cadastro.

Adicionar Serviços
5- Na aba Serviços, clique em Adicionar.

6- Nesta etapa, selecione o serviço que deseja incluir e depois clique em Escolher Item. Ou, clique em Novo para realizar um novo cadastro.

7- Ao selecionar um item, você pode especificar os campos Quantidade, Valor Unitário, Desconto % e Valor Desconto. E em Complemento você poderá adicionar observações para o serviço selecionado. Após preencher esses campos, clique em Salvar.

8- Em Detalhamento dos Serviços, insira os detalhes mais importantes que você deseja destacar.

Adicionar Produtos
Além dos serviços, você também poderá incluir os produtos que pertencem ao orçamento, caso necessário.
9- Clique na aba Produtos e depois em Adicionar.

10- Em Pesquisar, digite o nome do produto para facilitar a busca e selecionar o registro, em seguida clique em Escolher Item.

11- Logo após a confirmação dos valores do produto, clique em Salvar.

12- Depois de incluir todos os serviços e produtos, clique em Salvar.

Pronto! A Ordem de Serviço foi criada com sucesso.
Pré-visualizar, imprimir e salvar em PDF
13- Para a pré-visualização do arquivo, clique em Imprimir.

Veja abaixo todas as informações e detalhamento.

14- Para realizar a impressão do documento, clique em Imprimir, selecione a sua impressora e depois clique em Ok.

15- Para salvar o documento, clique em PDF > OK. Digite o nome que deseja salvar a Ordem de Serviço e em seguida clique em Salvar .

Pronto! Agora você pode enviar ao seu cliente um documento detalhado e profissional dos seus serviços.
Etapas da Ordem de Serviço
- Aprovar: Valida a Ordem de Serviço, garantindo que as informações estejam corretas e que o trabalho possa prosseguir.
- Iniciar: Marca o início da execução, para dar andamento às atividades planejadas.
- Faturar: Gera a Nota Fiscal correspondente aos Serviços e Produtos oferecidos da Ordem de Serviço.
- Finalizar: Encerra a Ordem de Serviço.
A Ordem de Serviço inicia-se como um Orçamento e, conforme o avanço das etapas, você poderá mudar a Situação para atualizar o andamento dos processos. A ordem das etapas (Aprovar > Iniciar > Faturar > Finalizar) não precisa ser seguida exatamente nessa sequência. Por exemplo, se for preciso, você pode avançar diretamente para Faturar ou Finalizar.

Faturamento da Ordem de Serviço
16- Clique em Faturar para gerar a Nota Fiscal e clique em OK.

17- Para gerar a Nota Fiscal dos Serviços (NFS-e), clique em Gerar > Gerar. Caso prefira não Imprimir a nota, desmarque o parâmetro Imprimir NFS-e.

18- Para gerar a Nota Fiscal dos Produtos (NF-e), clique em Salvar > Gerar > Gerar.

Pronto! A Ordem de Serviço foi faturada e finalizada automaticamente com sucesso.
