24 de janeiro de 2019

Suporte

Canais de Atendimento

O Sistema Datacaixa é uma ferramenta muito fácil e intuitiva de usar, mas caso tiver alguma dúvida nosso time de suporte ficará feliz em te ajudar.

Atendimento Online: Clique aqui
E-mail: atendimento@datacaixa.com.br
Skype: datacaixa
Telefone: (12) 2132-0191
WhatsApp Suporte:  (11) 98620-5451
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Horário de Atendimento Estendido: de segunda à sexta-feira das 9:00 às 22:00 (exceto feriados).
Para instalação de equipamentos é necessário agendamento com antecedência.
Para suporte em equipamentos não adquiridos conosco será cobrada uma taxa de R$ 120,00 (clique aqui para adquirir esse serviço).

Plantão Emergencial via WhatsApp nos finais de semana e feriados somente para Clientes Ativos com Problemas Críticos.

Atenção: não comercializamos nossos produtos através de sites de terceiros. Compre de forma segura e confiável somente pelo nosso site www.datacaixa.com.br. Cuidado com pessoas mal intencionadas utilizando nossa marca, não caia nesse golpe! Em caso de dúvidas consulte-nos.

Perguntas Frequentes

Atualização da NF-e 4.00
Em 02 de Agosto de 2018 entrará em vigor o novo layout da Nota Fiscal Eletrônica 4.00, quem não realizar a atualização será impedido de emitir nota fiscal pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda). Confira as principais mudanças abaixo e fique por dentro das novidades. Requisitos Necessários
  • Confira se o seu Datacaixa Emissor NF-e está atualizado verificando se a sua versão é a 2018.05.23 ou superior (acesse o Menu Ajuda > Sobre para conferir sua versão). Caso ainda não esteja atualizado acesse o Menu Ajuda > Verificar Atualização para que o seu sistema seja atualizado automaticamente.
  • A comunicação entre o computador do contribuinte e o servidor da SEFAZ foi aprimorada, nesta atualização é obrigatório a utilização do protocolo TLS 1.2 ou superior que proporciona mais segurança na comunicação das empresas.

É necessário ter o Windows 100% atualizado para o correto funcionamento do sistema através do TLS 1.2. Por essa razão é imprescindível executar o Windows Update e manter o seu computador atualizado.

Veja como executar o Windows Update no Win10 Veja como executar o Windows Update no Win7

  Novidades da NF-e 4.00
  • No emissor de NF-e foi acrescentado a guia Pagamentos, trata-se de um campo obrigatório que deverá ser preenchido para emissão da nota.

  • Produtos sujeitos a Rastreabilidade Sanitária deverão ser especificados na nota informando os campos referentes para rastreabilidade.

  • O Fundo de Combate à Pobreza (FCP) agora tem campos específicos no novo layout. E deve contemplar operações internas ou interestaduais com ou sem substituição tributária.

  • Novas validações para as empresas que emitem nota de combustível/lubrificante, agora é necessário o preenchimento do Código ANP, Descrição ANP, etc.

  • Foram acrescentadas novas opções de ‘Frete’. O campo ‘Indicador de Presença do Consumidor’ foi removido.

Atenção
  • A SEFAZ está mais rígida com a validação de campos como Unidade, NCM, CFOP entre outros. Separamos as tabelas atualizadas para ajudar no preenchimento destes campos baixe aqui.

Instalando SAT Elgin Linker II no Windows 10

O equipamento Linker S@T II da ELGIN, quando usado no Windows 8, 8.1 ou 10, pode apresentar problemas na abertura da porta de comunicação com Software de Ativação do mesmo. Nessas versões do Windows, é necessário algumas alterações para permitir o reconhecimento correto do driver USB do dispositivo SAT. Veja a os procedimentos a seguir:

1 – Acesse as Configurações do Windows e vá em Atualização e segurança.


Obs.: Antes de prosseguir, certifique-se que todos os seus documentos e trabalhos estejam salvos. Será necessário reiniciar o Computador.

2 – Em seguida, vá em Recuperação  e clique na opção Reiniciar agora :

3 – Escolha a opção Solução de Problemas :

4 – Em Soluções de Problemas, clique em Opções Avançadas :

5 – Em Opções Avançadas, escolha a opção Configurações de Inicialização :

6 – Por último veja a lista de opções de Inicialização. Nós iniciaremos o Windows no Modo “Desabilitar imposição de assinatura de driver” :

7 – Após a reinicialização do Computador, quando a tela abaixo for exibida, no seu teclado, pressione o dígito 7, para escolher o Modo de Inicialização como “Desabilitar Imposição de Assinatura de Driver” :


8 – Após a inicialização do Windows, precisamos atualizar o driver do dispositivo. Os Drivers do equipamento já devem estar instalados. Caso ainda não tenha feito, clique no link: Download Sat Elgin Linker II

10 – Ao abrir o Gerenciador de Dispositivos, procure por Portas (COM e LPT), selecione o Dispositivo correspondente ao Equipamento SAT ELGIN e clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo, escolhendo a opção Atualizar Driver.. Se houverem outros dispositivos que sejam exibidos na mesma sessão, recomendamos que sejam desconectados, para que tenha certeza que o dispositivo escolhido é realmente o SAT.

11 – Escolha a opção Procurar software de driver no computador:

12 – Escolha a opção Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador:

13 – Clique na opção Com Disco… Para podermos selecionar o Driver:

14 – Na opção Procurar… Vá até a pasta C:\Program Files (x86)\ELGIN\Driver de Comunicação Linker SAT II e selecione o arquivo linux-cdc-acm.inf:

Selecionado o arquivo, clique em Abrir.

15 – Em seguida, clique em Avançar para iniciar a instalação do driver:

16 – Será exibido aviso sobre a instalação do driver. Clique em Sim para confirmar e prosseguir:

17 – Selecione a opção Instalar este software de driver mesmo assim:

18 – Aguarde até que a instalação seja concluída:

19 – Caso seja solicitado nova reinicialização do computador, faça. Finalizada a instalação, clique em Fechar.

20 – Entre os Dispositivos, será possível ver que o SAT foi reconhecimento com sucesso:

21 – Agora, podemos testar a comunicação com o SAT ELGIN. Abra o Software de Ativação que instalou, vá em Funções e clique em Consulta SAT. Deve ser exibida a mensagem “08000 – SAT em operação“:


Erro no suporte a canais seguros

Caso esteja retornando a mensagem de erro: “Erro no suporte a canais seguros” ao finalizar uma venda fiscal, realize o seguinte procedimento abaixo para poder corrigir essa inconsistência.

1) No menu Iniciar do Windows procure por Opções da Internet e clique na guia Avançadas.

2) Nas opções marcadas em vermelho deixe as da seguinte forma e clique no botão Aplicar. 

3) Vá na guia Conteúdo > Clique no botão: Limpar estado SSL e OK.

Após ter realizado todo o procedimento acima, realize mais uma venda para ver se está operando corretamente novamente!


Configuração para Emissão de NFC-e

Após realizar o download e instalar o Datacaixa no seu computador realize a configuração inicial para emissão da NFC-e:

1) Abra o Datacaixa e entre com o usuário e senha:
Usuário: caixa
Senha: caixa
2) Acesso o Menu Gerencial localizado no canto superior direito:
menu_superior
3) Abra o Estabelecimento e altere as informações de acordo com seus dados:
4) Abra a NFC-e e informe a série e numeração dos documentos fiscais, o token de segurança e também o certificado digital:
5) Clique na opção Impressora e selecione a padrão:
cad_impressora

A configuração inicial está realizada e você já pode realizar a primeira venda.

É importante que você realize a primeira venda em ambiente de Homologação (testes) para verificar se está tudo devidamente configurado.

6) Feche o menu Gerencial e entre em Venda, escolha alguns produtos e clique para Receber e Finalizar:
7) Escolha a forma de pagamento e clique em Confirmar:
8) Se tudo estiver certo, nesse momento você poderá concluir e imprimir a NFC-e:
receber_concluir
danfenfce

Parabéns! Você emitiu sua primeira NFC-e pelo Datacaixa.

Caso você precise de ajuda estaremos à disposição para ajudar.


Como usar o Delivery

1) Acesse o Menu Gerencial localizado no canto superior direito:

Menu

2) Acesse Configurações e vá na guia Parâmetros:


3) Marque a opção: “Habilitar Delivery no lugar da Comanda”.



Após ter marcado a opção, será preciso cadastrar um Entregador e Valor da Taxa por Bairro.

4) Acesse o Entregador e registre conforme a ilustração abaixo:




Feito isso, retorne ao Delivery.

5) Clique Novo, Selecionar o Cliente, Novo cliente e preencha as informações conforme as ilustração abaixo:


Obs.: Caso você tenha cadastrado a Taxa por Bairro conforme ilustração acima, quando você selecionar/Cadastrar um novo cliente, irá puxar automaticamente o valor da taxa de entrega daquele determinado bairro, caso não tenha clique no ícone ao lado do campo Valor Taxa de Entrega para poder cadastrar.

6) Selecione o Entregador:

motoboy

7) Escolha alguns produtos e clique para Pagamento/Entrega, note que foi lançado a Taxa de Entrega.



9) Escolha a forma de pagamento e clique em Confirmar:


Confirma a impressão:

10) Após ter realizado a venda, altere a situação, Saiu para Entrega e Entregue conforme a ilustração abaixo:


Configurando Comanda Mobile com o Datacaixa

Após realizar o download e instalar ambos sistemas Datacaixa e Comanda Mobile
Realize a configuração inicial:
Obs.: É importante que o celular esteja conectado na mesma rede do computador.

1) Acesse o Menu Gerencial localizado no canto superior direito:

Menu

2) Acesse a Comanda Eletrônica:

3) Mantenha essa tela aberta sempre que for utilizar o comanda Mobile.
Anote o IP do Servidor pois iremos utiliza-lo logo abaixo!

4) Vá até Configuração > E informe o IP que você copiou logo acima > Clique em Testar Conexão.
Conforme a ilustração abaixo.

5) Se aparecer a mensagem: “Conexão efetuada com sucesso” significa que está tudo certo.
Clique em OK e Salvar.

6) Clique em Entrar para acessar a Comanda Mobile!
Obs.: Usuário e Senha padrão: caixa

Parabéns! Você acaba de configurar o Datacaixa Mobile.

Caso você precise de ajuda estaremos à disposição para ajudar.


Integração de Pedidos

Caso utilize um outro software para lançamento de pedidos, como um sistema web por exemplo, você pode utilizar o Datacaixa somente para emissão do Cupom Fiscal Eletrônico.

Para isso você deve gerar o pedido em arquivo texto dentro da pasta Datacaixa\Integracao\Pedidos\ conforme layout abaixo:

Layout Pedido

Exemplo Arquivo Pedido


Teclas de Atalho

Vendas

Receber e Finalizar: F12 ou +

Cancelar Venda: F11

Confirmar Pagamento: F12

Cancelar Pagamento: F11

Imprimir Cupom: F12

Cancelar Cupom: F11

Módulos

Abrir Módulo Mesas: F7

Atualizar Mesas: F5

Abrir Módulo Comanda: F8

Abrir Módulo Pedidos: F8

Atualizar Pedidos: F5

Abrir Módulo Delivery: F8

Atualizar Delivery: F5

Adicionais

Abrir Gaveta: F5

Abrir Caixa: F9

Capturar peso da Balança: F10

Escolher forma de pagamento Dinheiro F1 ou número 1

Escolher forma de pagamento Cheque F2 ou número 2

Escolher forma de pagamento Cartão Crédito F3 ou número 3

Escolher forma de pagamento Cartão Débito F4 ou número 4


Importação do Cadastro de Produtos/Clientes através de Planilha Excel

O Sistema Datacaixa oferece um recurso para que você consiga importar dados de outros softwares através de uma planilha no formato Excel (xls).

Para isso você deve usar a Planilha Modelo para preencher os dados.

Clique aqui para baixar a Planilha Modelo de Produtos.

Clique aqui para baixar a Planilha Modelo de Clientes

Com as informações preenchidas e salvas na Planilha Modelo siga as instruções abaixo para fazer importação dos dados para o Sistema Datacaixa:


Importação de Produtos

1- Acesse o Menu Gerencial no canto superior da tela principal do Datacaixa:

menu_gerencial

2- Clique na opção Produtos:

3- Clique na opção Importar:

importar

4- Selecione a planilha para fazer a importação e clique em importar:

5- Pronto! Você pode conferir os registros importados voltando para a tela de Cadastro de Produtos.


Importação de Clientes

1- Acesse o Menu Gerencial no canto superior da tela principal do Datacaixa:

menu_gerencial

2- Clique na opção Clientes:

3- Clique na opção Importar:

4- Selecione a planilha para fazer a importação e clique em importar:

5- Pronto! Você pode conferir os registros importados voltando para a tela de Cadastro de Clientes.


Configurando o Sistema em Rede

1 – Instale o sistema Datacaixa em ambos computadores;
2 – Libere no Firewall do Windows a porta 3050 em ambas maquinas;
3 – No computador estação, vá na pasta do Datacaixa, abra o aplicativo Configura e coloque o IP ou Nome do Server.


Liberando a porta 3050 no Firewall do Windows

1 – Procure por Firewall e clique na opção: Firewall do Windows com Segurança Avançada.

2 – Clique com o botão direito em Regras de Entrada e clique na opção: Nova Regra…

3 – Marque a opção: Porta

5 – Coloque a porta: 3050

6 – Marque a opção: Permitir a conexão

7 – Marque todas as opções

8 – Coloque uma descrição por exemplo: Datacaixa REDE

9 – Realize o mesmo procedimento feito acima em Regras de Saída.

Pronto, você abriu as portas 3050 no Firewall do Windows.


Configurando o nome do Computador no Sistema.

1 – Para descobrir o Nome do Computador Server procure no iniciar por Sistema:

2 – Após descobrir o nome do computador Server, vá no computador Estação, abra o aplicativo Configura e no campo Servidor, coloque o Nome do Computador e clique no botão Gravar.


Atualizando a Versão do Datacaixa

Se a versão do sistema estiver desatualizada, ao abrir o sistema aparecerá uma mensagem informando sobre uma nova atualização e se você deseja atualizar agora, clique em Sim!

Obs.: Para verificar se existe uma nova atualização entre no Menu Gerencial > Sistema > Verificar Atualização.

Caso tenha ocorrido tudo certo com a atualização, irá aparecer a seguinte tela:


Caso ocorra algum erro ao atualizar a versão do sistema, realize o procedimento abaixo.

1) No menu Iniciar > Opções da Internet > Na guia Conteúdo > Clique no botão: Limpar estado SSL e OK.

2) Na guia Avançadas > Desabilite o parâmetro:  “Verificar revogação de certificados do servidor” > E clique no botão Aplicar e logo em seguida no OK.

Feito o procedimento acima, abra o sistema, vá no Menu Gerencial > Sistema > Verificar atualização > E aguarde o término da atualização.


Configuração Leitor de Código de Barras

Essa configuração deve ser realizada caso o seu leitor esteja enviando ENTER duas [2] vezes para a aplicação após ler o código de barras do produto.

Com o leitor de código de barras em mãos e conectado na USB. Você deve escanear na sequencia os quatro [4] códigos de barras abaixo:

Config_Leitor

Obs: Essa configuração é para o modelo Bematech e Elgin, outros modelos conferir no manual do fabricante.

Após realizar o procedimento acima, realize um teste de venda no Datacaixa.


Instalação do Emissor de NF-e

1) Para iniciar o download do Emissor de NFe Clique Aqui

2) Após ter baixado o sistema, abra o instalador e clique no botão: “Avançar”

1

3) Marque a opção: “Eu concordo com os termos e circunstâncias acima” e clique no botão: “Avançar”

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4) Clique no botão: “Avançar”. Se você desejar instalar o Sistema Datacaixa em um local diferente, clique em Procurar e selecione outro local.

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5) O Sistema Datacaixa foi instalado com sucesso. Agora será preciso instalar o FireBird (banco de dados), clique no botão: “Finalizar”

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6) Clique no botão: “OK”

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7) Clique no botão: “Seguinte”

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8) Marque a opção: “Aceito o Contrato” e clique no botão: “Seguinte”

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9) Clique no botão: “Seguinte”

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10) Clique no botão: “Seguinte”. Recomendamos deixar o diretório padrão

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11) Clique no botão: “Seguinte”

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12) Clique no botão: “Seguinte”

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13) Clique no botão: “Seguinte”

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14) Clique no botão: “Instalar”

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15) Clique no botão: “Seguinte”

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16) Clique no botão: “Concluir”

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17) Instalação feita com sucesso, clique no botão: “Entrar” para você poder usufruir do sistema!

Imagem
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Instalação do Datacaixa PDV

1) Para iniciar o download do Sistema Datacaixa Clique Aqui

2) Após ter baixado o sistema, abra o instalador e clique no botão: “Avançar”

1

3) Marque a opção: “Eu concordo com os termos e circunstâncias acima” e clique no botão: “Avançar”

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4) Clique no botão: “Avançar”. Se você desejar instalar o Sistema Datacaixa em um local diferente, clique em Procurar e selecione outro local.

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5) O Sistema Datacaixa foi instalado com sucesso. Agora será preciso instalar o FireBird (banco de dados), clique no botão: “Finalizar”

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6) Clique no botão: “OK”

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7) Clique no botão: “Seguinte”

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8) Marque a opção: “Aceito o Contrato” e clique no botão: “Seguinte”

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9) Clique no botão: “Seguinte”

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10) Clique no botão: “Seguinte”. Recomendamos deixar o diretório padrão

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11) Clique no botão: “Seguinte”

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12) Clique no botão: “Seguinte”

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13) Clique no botão: “Seguinte”

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14) Clique no botão: “Instalar”

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15) Clique no botão: “Seguinte”

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16) Clique no botão: “Concluir”

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17) Instalação feita com sucesso, clique no botão: “Entrar” para você poder usufruir do sistema!

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