Vários contribuintes que utilizam o sistema operacional Windows 10 estão tendo problemas, e até impedimentos, para emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Avalia-se que o problema seja decorrente de atualizações desse sistema operacional. A Secretaria da Economia orienta alguns procedimentos que devem ser observados para que a emissão por esses contribuintes seja normalizada.
Para explicações sobre o erro de sistema, bem como orientações para correções pela própria empresa responsável pelo sistema operacional, a Microsoft orienta os contribuintes a entrarem em contato, individualmente no telefone 0800 761 7454. Como medida paliativa, o corpo técnico da Secretaria da Economia testou alguns procedimentos que, se executados corretamente, devem resolver o problema pelo menos temporariamente. Confira abaixo:
1) Faça o download do arquivo: http://redeicp.blob.core.windows.net/downloads/InstaladorCadeiaV2.exe
2) Pressione as teclas Windows + R (ou Iniciar > Executar);
3) Digite certlm.msc e clique OK, na mensagem de confirmação clique em Sim;
4) Na janela que abrir, no menu esquerdo selecione a pasta “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis” depois selecione a pasta “Certificados”;
5) Do lado direito, selecione todos os certificados (CTRL+A) e delete. Na mensagem de confirmação, clique em Sim;
6) Novamente do lado esquerdo selecione a pasta “Autoridades de Certificação Raiz de Terceiros” depois selecione a pasta “Certificados”;
7) Do lado direito, selecione todos os certificados (CTRL+A) e delete. Na mensagem de confirmação, clique em Sim;
8) Abra o arquivo baixado no início e clique em Instalar para reinstalar os certificados.
Fonte: Comunicação Setorial – Economia/Go
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