O bloqueio autônomo ocorre quando o equipamento fica desconectado da internet por vários dias. Para resolver essa situação, geralmente é suficiente conectar o SAT à porta USB do computador ou à tomada, e o cabo de rede ao roteador de internet. Essa ação permite que o SAT se comunique com o Servidor da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e obtenha a liberação necessária, embora esse processo possa levar alguns minutos.
Caso já conectado na rede não tenha atribuído um IP ao equipamento, é necessário atribuir um IP fixo pelo aplicativo da fabricante ou diretamente pelo Sistema PDV no Menu Gerencial > NFC-e / SAT / TEF > SAT / TEF > Rede > Selecione IPFIX > Informe um IP disponível da sua rede para o equipamento > Clique em Aplicar Configuração.

Caso, após alguns minutos, o equipamento permaneça com o status de Bloqueio Autônomo, é recomendado realizar um teste bloqueando e desbloqueando o SAT. Essa ação força a comunicação com a SEFAZ. Se o problema persistir, é aconselhável entrar em contato com o suporte técnico da fabricante para obter assistência.