Pular para o conteúdo

Como abrir Aplicativos automaticamente ao iniciar o Windows

Última modificação: 3 de janeiro de 2025
Tempo estimado de leitura: 1 min

Neste tutorial, você aprenderá como adicionar Aplicativos à pasta de inicialização do Windows de forma prática. Essa funcionalidade ajuda a otimizar seu tempo e garante que os seus Aplicativos mais importantes estejam prontos para uso assim que o computador for ligado.

Criação dos Atalhos na Área de Trabalho

Primeiro, criaremos um Atalho na área de trabalho para os Aplicativos que serão adicionados à pasta de Inicialização do Windows. Durante o processo de inicialização, o sistema verificará o conteúdo dessa pasta e executará automaticamente os Atalhos presentes nela.

É válido destacar que apenas Aplicativos de terceiros permitem a criação de Atalhos na área de trabalho, ou seja, Aplicativos obtidos diretamente pela Windows Store não oferecem essa funcionalidade diretamente. A seguir, ensinaremos como adicionar os Atalhos dos Aplicativos dos Sistemas Datacaixa à inicialização do Windows, mas você também poderá seguir o mesmo processo para incluir outros Aplicativos de sua preferência.

1- Pressione as teclas Windows + E para abrir o Explorador de Arquivos. Logo após, clique em Disco Local (C:) e dê um duplo clique em Datacaixa para abrir a pasta de instalação dos Sistemas.

Pasta dos Sistemas Datacaixa

2- Na pasta Datacaixa, localize o Aplicativo que deseja adicionar e clique uma vez sobre ele para selecioná-lo.

Aplicativo BackupNuvem Datacaixa

3- Após a seleção do Aplicativo, clique sobre ele com o botão direito do mouse e clique em Mostrar mais opções.

Mostrar mais opções

4- Clique em Enviar para > Área de trabalho (criar atalho).

Eviar para Área de trabalho (criar atalho) Windows

5- Envie os Atalhos dos demais Aplicativos para a área de trabalho, repetindo o mesmo procedimento.

Para criar Atalhos de outros Aplicativos que não estejam localizados na pasta Datacaixa, siga esta alternativa:
1. Pressione a tecla Windows para acessar o Menu Iniciar e digite o nome do Aplicativo.
2. Clique com o botão direito sobre o Aplicativo e selecione Abrir local do arquivo.Dessa forma, você poderá seguir com os Passos 2, 3 e 4 para enviar o Atalho para a área de trabalho.
Atalhos Datacaixa na área de trabalho

Pasta de Inicialização do Windows

Após criar os Atalhos na área de trabalho, iremos adicioná-los à Pasta de Inicialização do Windows para que os Aplicativos sejam iniciados automaticamente ao ligar o computador.

6- Pressione as teclas Windows + R no teclado para abrir a caixa de comando Executar.

Executar

7- No campo Abrir, digite shell:startup e clique em OK para abrir a pasta Inicializar.

shell:startup

8- Na área de trabalho, selecione todos os Atalhos dos Aplicativos e pressione Crtl + C para copiá-los. Em seguida, dentro da pasta Inicializar pressione Crtl + V para colar os arquivos.

Pasta Inicializar. Colar Atalhos.
Para remover Aplicativos da pasta de inicialização do Windows, basta pressionar novamente as teclas Windows + R, digitar shell:startup e pressionar OK para abrir a pasta de inicialização. Selecione os Atalhos que deseja remover e exclua-os da pasta pressionando a tecla Delete. Isso impedirá que eles sejam iniciados automaticamente no próximo login.

Pronto! Agora, os aplicativos que foram adicionados à pasta serão executados automaticamente sempre que o computador for ligado. Se desejar, reinicie o computador para verificar a configuração em funcionamento.

Esse artigo foi útil para você?
Não gostei 0 1 de 1 achou este artigo útil.
Visualizações: 88
Abrir chat
1
Fale Conosco
Atendimento Online
Olá! Como podemos te ajudar?